sábado, 13 de fevereiro de 2010

É Carnaval em BH

Arthur Vianna
Diretor de eventos - Belotur

Para o espanhol Josep Chias, um dos maiores especialistas de marketing turístico do mundo, o turismo é o negócio da felicidade. Em suas palestras, Chias costuma citar o seguinte provérbio escocês: "o sorriso custa menos do que a eletricidade e dá mais luz".

A grande festa da alegria de Belo Horizonte nasceu com a cidade. A primeira manifestação carnavalesca aconteceu ainda em 1897, com os operários que trabalhavam na construção da cidade. Em 1904, surgiu o primeiro desfile de carros com alegorias. Na década de 40, tiveram início as batalhas de confetes, os bailes populares e os blocos caricatos. Durante anos, esses foram a marca do Carnaval de Belo Horizonte. As Escolas de Samba surgiram na década em 1940, logo após a Segunda Guerra Mundial. A Inconfidência Mineira, que desfila no BrincaBelô 2010, foi fundada em dezembro de 1950. A partir de 1972, Belo Horizonte seguiu o modelo carioca, colocando arquibancadas na Afonso Pena para os desfiles.

 Mestre Conga, da Inconfidência Mineira

Em 2010, a Prefeitura de Belo Horizonte decidiu dar um novo formato ao Carnaval nas administrações regionais, com o objetivo de valorizar as características locais e atingir públicos diferenciados. Ao invés de apenas um baile popular, o Carnaval das regionais, em sua maioria realizado na semana que antecede o desfile, passou a oferecer concursos de fantasia, matinês infantis e bailes para a terceira idade, homenagens aos compositores locais e outras atividades. Nos bairros, a folia cresce a cada ano, com blocos e bandas: Trema na Linguiça (Savassi), Sagrada Folia (Sagrada Família), Santo Bando (Santo Antônio), Concentra, mas não sai (Ipiranga), Sou Bento, mas Não Sou Santo (São Bento), As Virgens de Formigueiro Quente (Venda Nova), Bloco do Pirulito (Centro) e o Baile dos Artistas (Santa Efigênia).

Grandes eventos carnavalescos acontecem no período que vai do dia 6 ao dia 16. É o caso da Banda Mole, que reuniu mais de 45 mil pessoas na avenida Afonso Pena, do Carnaval na Mantiqueira (Venda Nova), do CarnaFavela (barragem Santa Lúcia) e do Carnaviola (praça da Liberdade). Finalmente, na Via 240, acontece o grande desfile das escolas de samba e blocos caricatos de Belo Horizonte. No sábado, são 11 blocos, e no domingo e segunda de Carnaval, 12 escolas de samba. Da premiação, R$ 20 mil para a escola de samba do Grupo A que conquistar o primeiro lugar e R$ 10 mil para o melhor bloco caricato do Grupo A.

Como manifestação cultural, o Carnaval está no coração do belo-horizontino. A cada ano, novos blocos carnavalescos surgem nos bairros e vilas da capital. As escolas de samba e blocos carnavalescos procuram se profissionalizar para atingir seus objetivos. As nove administrações regionais promovem um Carnaval cada vez mais participativo. E o cordão dos foliões cada vez aumenta mais. O Carnaval de Belo Horizonte cumpre seu papel e espera crescer a cada ano para fazer da cidade um polo de atração dessa economia do lúdico. Como acontece em outras capitais, Belo Horizonte espera atrair parceiros na produção e divulgação de um espetáculo que reúne arte, cultura, lazer e muita alegria.

Publicado em O Tempo, 13/02/10

Nenhum comentário:

Marcadores

1969 25 de abril a linguagem dos animais a origem das espécies abbey road adolescente adriana leão áfrica alexandre pimentel ambiente américa do sul animais anos 70 antes arthur vianna artigo as filas de francolise ASA assange atlantico babalorixá bairros baixo beatles belo horizonte beto vianna bh biologia biologia da libertação blocos blocos caricatos brasil brinca belô caderno de filosofia e ciência caetano veloso canela carnaval cego cheiro chuva chuva em dois bairros ciência coffe shop cognição cometa itabirano competição conto convite copa 2010 cor cordel cosme e damião cplp cuba darcy ribeiro darwin darwin 200 descobri desmatamento diferenças culturais embora EP escolas de samba estudante EUA evolução expedicionario experiência extinção facebook feb felipe melo fio flor floresta força expedicionária brasileira G7 gêmeos george cardoso george harrison globo google livros greenpeace grito guerra hebdomadário hemisferio sul homo hugo chávez identidade III SCC ile ife india indio indonésia interculturalidade jabulani jesus john lennon john tooby jornalismo josé mauro da costa julian julian assange juventude kitkat la nación lançamento larissa leak leda cosmides lei de gerson libertação limpeza étnica lingua lingua portuguesa linguagem livro livros de graça na praça loucura i fé lua lusofonia madalena madonna manhã mario drumond mazza menina menino mineiro morcegos movimento estudantil mudo mulher música naranja mecanica neguinha de ogum nestlé nigéria nudcen o tempo ocidente óleo de palma opep orangotango origem 150 paises pan paraguai paul mccartney paulo speller paz pentelho petróleo pink floyd poema poesia pop portugal prometeu psicologia evolutiva quilombola racismo rainforest reina revolução dos cravos ringo starr rio de janeiro roma tropical rouco sabor são tomé sebastião da costa veloso secundaristas seminário sinestesia soberbia brasileña sobrevivência do mais apto som Spencer sportv sucesso reprodutivo surdo tá morelo tábata taiuô e kéindê tato terceiro mundo travessa ubes ucmg ufrj une unilab universidade afro-brasileira v va vagabunda vapt variação veja venerada venezuela viagem voltar vupt vuvuzela wikileaks zarzuela

Haicai (do Conde Arthur)

No branco da paz,
giram, turbinadas
as emoções de toda as cores

Mini-hai-cai lógico-matemático

ágora

e/ou

nunc